domingo, 20 de maio de 2012

Mini-curso, palestra e observações em astronomia fizeram parte da 2ª Semana de Integração do Pólo EAD/UFRPE em Gravatá


Professor  e doutor em astrofísica, Antônio Carlos Miranda (EAD/UFRPE) deve voltar a escola Erempaf em breve data para dar um curso completo sobre a astronomia e fundar o clube da astronomia da escola Erempaf

O ponto marcante da 2ª Semana de Integração dos Pólos da Universidade Aberta de Educação a Distância e Tecnológica (EAD/UFRPE) que recebeu no Pólo da Universidade em Gravatá, no auditório da escola de Referência em Ensino Médio (EREMPAF) na última sexta-feira, dia 18, a visita da coordenadora do evento, a professora da EAD/UFRPE, Ana Paula Bruno, e os demais colegas, que ministraram  mini-curso, palestra e observações em Astronomia, entre eles: o doutor em astrofísica, Antônio Carlos Miranda, e os professores de história e astronomia, Everaldo Ferreira, e  de Física Abdias Silva.

Na ocasião antes de ser apresentado um vídeo debate sobre a Astronomia, o professor doutor em astrofísica, fez uma breve  apresentação dos principais precursores, que deram inicio ao estudo da astronomia, como: Copérnico, o primeiro a defender a teoria de que a terra girava em torno do sol, que mais tarde são comprovadas pelo astrônomo e filosofo Galileu Galilei, pelo qual foram feitas descobertas importantes, através do seus escritos e publicações de livros, entre eles: O Dialogo entre os Dois Sistemas do Mundo, Duas Novas Ciências, a Mensagem das Estrelas, e tantos outros.

Também foi lembrado pelo Professor Doutor em Astrofísica, a comemoração dos 400 anos da primeira observação com o telescópio, em 2009, que marcou o ano Internacional da Astronomia, como um marco na observação das estrelas, asteróides, lua, na qual antes eram vistas a olho nu.
O filosofo Galileu Galilei foi o responsável pela revolução  da astronomia observacional apontando um telescópio para o céu, criando a possibilidade de trazer a imagem dos astros para mais perto dos nossos olhos, afirma Miranda.
Estas e outras curiosidades sobre a astronomia deixaram os alunos da Universidade Aberta (EAD/UFRPE) e de ensino médio da escola Erempaf, vidrados na aula, talvez muito deles ainda não tenham visto, um telescópio de perto, e da verdadeira história do cientista Galileu Galileu, que revolucionou a astronomia, diz.
Quero voltar nesta escola novamente e dar um curso completo sobre a astronomia e fundar o clube da astronomia da escola Erempaf ou da cidade. Para formar o clube é só fazer parte de nossa associação através do estatuto interno, e adquir um equipamento para observação e um pequeno acervo de livros.
O principal objetivo da criação do clube da cidade é reunir os apaixonados pela astronomia , e fazer estudos do gênero e divulgação cientifica.
Os professores de história e astronomia, Everaldo Ferreira, mostrou como são utilizadas as diferentes lentes refletoras de um telescópio, e como podem ser utilizadas. Encerrando as atividades foi apresentado, o mapa celeste aos alunos, contendo, as constelações, além de observações das estrelas ao final do dia.











Doutor me astrofísica apresentou aos estudantes os principais escritos do filosofo Galileu Galilei
Add caption




Nenhum comentário:

Postar um comentário