quinta-feira, 3 de maio de 2012

Escola de Referência em Ensino Médio (EREMPAF) recebe profissionais de saúde do Programa Saúde na Escola



Os alunos do ensino fundamental II (8ª série) matriculados na rede pública da escola de Referência em Ensino Médio (EREMPAF) receberam ao longo do dia desta quinta-feira, dia 3, a visita da equipe de profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), em Gravatá, que atendem no Posto da Saúde da Família (PSF) do Bairro Maria Auxiliadora, na cidade.

O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação com a Prefeitura Municipal, no intuito de reforçar a prevenção à saúde dos alunos da comunidade escolar, bem como avaliação das condições de saúde, envolvendo o estado nutricional, a incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie).

Para isso a escola recebeu uma equipe de profissionais do PSE composta por : enfermeira, dentista e agentes de saúde, que auxiliaram na pesagem dos alunos, medição da altura, abdômen e aferição de pressão.

 Na ocasião também foram aplicados uma ficha de avaliação de antropométria – nutricional e clínica da Saúde dos alunos.

A ficha de avaliação é de estrema importância no controle de atendimento dos alunos pois vão constar o histórico de saúde e a quantidade de pessoas que foram atendidas pelo programa, afirma a enfermeira Maria Emilia.

A meta é atender todos os alunos da escola até o inicio de julho. A cada semana os alunos serão avaliados através dos questionários e encaminhados ao PSF mais próximo de seu bairro de origem, acrescenta.

Os casos mais graves detectados na avaliação Odontológica serão encaminhados para o Centro de Especialização Odontológica (CEU) que funciona no antigo Posto da Sucan, na Rua Dr. Regis Velho.


Confiram as imagens:





Nenhum comentário:

Postar um comentário