segunda-feira, 28 de maio de 2012

As inscrições para o Enem 2012 já estão abertas


Os Candidatos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se inscrever pela internet. Quem estiver interessado em participar da prova deve acessar o site www.enem.inep.gov.br e preencher os dados exigidos até o dia 15 de junho. Após a inscrição, é preciso pagar uma taxa até o dia 20 de junho. 

Conheça as principais regras do exame:

Sistema

Para fazer a inscrição, é preciso preencher no sistema o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade, documentos obrigatórios para o realizar o exame. Também é exigido um endereço de e-mail ou um número de telefone celular válidos.
Quem necessitar atendimento diferenciado, como lactantes, deficientes físicos, guardadores de sábado, também devem indicar a informação.
Taxa de inscrição

Os candidatos devem pagar R$ 35 em bancos para se inscrever por meio de uma guia de recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição.
São isentos da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola que frequentam deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição.
 Também não pagam aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção deverá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Acompanhamento

Para acompanhar a inscrição, o candidato deve guardar o número de inscrição e a senha fornecidos pela internet. Os números também são exigidos para consultar os resultados individuais após o exame e para realizar a inscrição no Sisu, no Prouni e no Fies com a nota do Enem. É possível recuperar a senha no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, que é encaminhada por e-mail ou celular, via SMS.
Certificado de Conclusão

Quem vai realizar o Enem para fins de certificação de conclusão do ensino médio devem escolher a instituição certificadora no ato da inscrição. É necessário tirar 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação para receber o diploma do colégio através do exame.
Cartão

O cartão de confirmação de inscrição com o número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso) será enviado pelo Correio para o endereço informado na inscrição.
O cartão também estará disponível no sistema de divulgação de local de prova no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova
Provas

O Exame é constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h, no horário de Brasília.
No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia.
No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
  
Resultados

O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.
 
Fonte : iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário