sábado, 8 de setembro de 2012

Escola de Referência em Ensino Médio - Professor Antônio Farias (EREMPAF) comemora 35 anos com desfile cívico do dia 7 de Setembro



Equipe pedagógica e funcionários da escola EREMPAF os grande insentivados e responsáveis pela realização do desfile
















A equipe pedagógica e todos os funcionários da  escola de Referência em Ensino Médio – Professor Antônio Farias (EREMPAF) em parceria com os alunos se uniram e colocaram nas ruas de Gravatá um dos maiores e bonitos desfile na tarde de ontem, dia 7 de setembro em comemoração aos 35 anos da escola.

 No total 250 alunos e os profissionais desfilaram com a missão de contar as várias transformações e etapas que a escola passou. Além dos momentos difíceis ao longo das três décadas.

 Um momento histórico que trouxe às ruas de Gravatá, a história da escola que formou várias gerações e nas homenagens do desfile lembrou os funcionários que continuam e aqueles que passaram pela escola.

Como também as várias ações da escola, como: Mostra Cultural, Jogos escolares, Protagonismo Juvenil, Combate ao Bullying, Encontro da Juventude EREMPAF, Intercâmbio escolar, Formação continuada, Portemática e o projeto Salvando Vidas.

Para nós que fazemos a escola EREMPAF o sentimento é de peito lavado e missão cumprida de quem viu nascer esta escola tão amada pelos gravataenses, afirma a gestora Hialene Esley.


EREMPAF 35 anos de História

A escola EREMPAF contou a sua história com muita dignidade e emoção, foi fundada em 7 de abril de 1977, pelo governador da época Moura Cavalvanti, e recebeu o nome Centro de Educação Rural –Professor Antônio Farias (CERU) que pelo método de ensino, dava prioridade à demanda de alunos vindos da Zona Rural, através da EMATER com práticas  especiais voltados, a práticas do lar, agrícolas e comerciais.

Após 10 anos atendendo ainda esta demanda de alunos da Zona rural, em 1988, a escola deixa de possuir a antiga nomenclatura, passando, por uma reestruturação do novo governo, que passa a ser escola convencional – Professor Antônio Farias (EPAF) absorvendo os alunos da cidade.

Foi no ano de 2002 o período mais crítico do Epaf, a escola passou por problemas de estrutura física ‘precária’ com parte elétrica, hidráulica, paredes, enfiltrações necessitou de reformas. O Epaf passou por  dois anos, em intensa reforma, até ser concluída as obras, em 2007.

Em 2010, a escola passa por mais uma grande transformação, e passou a ser Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF) semi integral, em reconhecimento pelo Prêmio de Gestão “Políticas do governo Federal e de Pernambuco”, na qual premia escolas públicas com destaque, pelo trabalho realizado.

Por reconhecimento do seu desempenho, na premiação nas Olimpíadas de Português, além da diminuição acentuada na evasão escolar e aumento no número de aprovados no ensino fundamental e médio em 2008, com 100% de desempenho.

Foi reconhecida com o  Bônus do Desenvolvimento da Educação (BDE). Além de atingir as metas de índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) pelo 4º ano consecutivo.

....................................................................................................................................................

Os padrinhos da comissão de frente Mariana Soares e Vitor
Evolução das coreografias da comissão de frente da EREMPAF
 Baliza Rayza Fernanda a frente da fanfarra EREMPAF
Os porta-bandeiras da escola EREMPAF desfilando as três bandeiras
Alunos felizes em participar deste momento histórico

O coordenador do Polo da Universidade Aberta em Gravatá Constantino Cavalcanti e seus tutores também desfilaram pela Escola Erempaf

Alunos atletas de nossa escola mostraram os troféis com todo o orgulho
Combate ao bulling também foi destacado no desfile
Professora Etiane no apoio aos alunos
Gestora Hialene Esley e suas meninas porta bandeiras 
Aplausos em agradecimento a todos e a escola que comemora 35 anos

3 comentários:

  1. Parabéns a escola pelo lindo desfile e pelo aniversário dos trinta e cinco anos.

    ResponderExcluir
  2. Estudei nessa escola, antigo CERU nos anos de 1992-1993. Fiz a segunda e a terceira série após chegar de São Paulo. No final de 1993 voltei à São Paulo com a minha família e só me restaram as boas lembranças dessa cidade maravilhosa. Participei do desfile de 7 de setembro e só me aperta a saudade quando eu olho as fotos. Lembro perfeitamente da Professora Ângela. Lembro dos sapos que apareciam lá e que me davam medo kkk. Lembro das lendas do saci e principalmente da caipira que se ela fizesse uma trança em nosso cabelo só poderia ser desfeita com oração. Lembro das vezes que a professora mandava a gente fazer trabalhos em grupos e as pesquisas eram realizadas nos centros culturais da cidade. Lembro até de um certo trabalho de ciências sobre os tipos das plantas. Tivemos que andar pela cidade e colher pedaços das plantas para anexar ao trabalho. A planta aquática foi colhida numa das praças maravilhosas daquele lugar pelo segurança do local. Ele a recolheu de um chafariz onde também habitava uma cobra elétrica e a gente morria de medo kkkk.

    Ainda voltarei à essa cidade maravilhosa que muito marcou a minha vida e visitarei todos esses lugares.

    ResponderExcluir
  3. O tempo bom que nao volta mais ...ficam so lembraças .. 👏👏👏

    ResponderExcluir