domingo, 8 de abril de 2012

Escola de Referência em Ensino Médio EREMPAF comemora 35 anos com caminhada


Escola de Referência em Ensino Médio (EREMPAF) comemora os 35 anos de fundação nesta segunda-feira dia 9

Nessa segunda-feira, dia 9, a escola de Referência em Ensino Médio – Professor Antônio Farias (EREMPAF) vai estar comemorando os 35 anos de fundação, logo pela manhã, a partir das 7:50h, com cerimônia Cívica, que compreende o hasteamento das bandeiras, o canto do Hino Nacional e uma caminhada pelo centro da cidade.

 O encontro deve concentrar cerca  500 pessoas entre alunos e  os professores da unidade de ensino, em uma caminhada, saindo do Erempaf para o centro da cidade, com destino e passagem, em frente a Prefeitura Municipal, que segue pela Rua do Norte, de volta para a escola.

Este é o primeiro evento entre outros, ao longo do ano, que devem marcar os 35 anos da entidade, afirma a gestora Hialene Hesley.


Sobre o Erempaf

No inicio quando foi inaugurada, em 9 de abril de 1977, pelo governador da época Moura Cavalvanti, a escola de Referencia em Ensino Médio (EREMPAF) era chamada Centro de Educação Rural –Professor Antônio Farias (CERU) pela qual, a escola foi contemplada  pelo projeto Sistema Integração Rural ( SIER) que pelo método de ensino, implantado pelo governo Federal dava prioridade à demanda de alunos vindos da Zona Rural, através da EMATER com práticas  especiais voltados, a práticas do lar, agrícolas e comerciais.

Após 10 anos atendendo a esta demanda de alunos da Zona rural, em 1988, a escola deixa de possuir a antiga nomenclatura, passando, por uma reestruturação do novo governo, que passa a ser escola convencional – Professor Antônio Farias (EPAF) absorvendo os alunos da cidade.

Foi no ano de 2002 o período mais crítico do Epaf, a escola passou por problemas de estrutura física ‘precária’ com parte elétrica, hidráulica, paredes, enfiltrações necessitou de reformas. Neste mesmo período, a professora Hialen Hesley, assumiu o desafio e foi à única candidata, a assumir com a aprovação de todos, a diretoria da escola, com mais 97%  de aprovação dos pais, alunos e profissionais da área.

O Epaf passou por  dois anos, em intensa reforma, até ser concluída as obras, em 2007.

Em 2010, a escola passa por mais uma grande transformação, e passou a ser Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF) semi integral, em reconhecimento pelo Prêmio de Gestão “Políticas do governo Federal e de Pernambuco”, na qual premia escolas públicas com destaque, pelo trabalho realizado.

Por reconhecimento do seu desempenho, na premiação nas Olimpíadas de Português, além da diminuição acentuada na evasão escolar e aumento no número de aprovados no ensino fundamental e médio em 2008, com 100% de desempenho. Foi reconhecida com o  Bônus do Desenvolvimento da Educação (BDE).

Hoje a escola de Referência de Ensino Médio atende 700 adolescente, de Gravatá e cidades circunvizinhas, com 14 turmas, de ensino médio, 1ª 2ª e 3ª , no horário regular e no contra-turno, manhã e tarde, das 7:50 as 17h, com refeição, projetos complementares,entre eles:  sexualidade na adolescência, a prevenção uso de drogas, reforço escolar de português, matemática, química e física.

Além de aulas de laboratório,  xadrez, tênis de mesa, futsal, handebol e voleibol, tendo sido destaque nos jogos escolares de Pernambuco com o time de futsal feminino infantil e nos jogos escolares de Gravatá e outras atividades.

A escola possui dois laboratórios de informática fixos, um laboratório móvel de informática, (netbooks utilizados em salas de aula, com internet sem fio) laboratório de física, biologia e química, totalizando,  cinco  laboratórios.

 Ainda conta com refeitório, auditório e biblioteca com um acervo de aproximadamente 6000 volumes divididos entre clássicos didáticos e Periódicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário